quarta-feira, 17 de agosto de 2011

 
O valor do aleitamento materno
16/08/2011
ALEITAMENTO – A OMS recomenda que crianças de até seis meses sejam exclusivamente alimentadas com leite materno, pois este fornece todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento do bebê.

Teve início no dia 1º de agosto a 20ª edição da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de amamentar as crianças lactentes, aquelas que têm entre 28 dias e dois anos de vida. A abertura da SMAM aconteceu no Rio de Janeiro e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A semana adquire uma grande relevância, já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou dados que apenas 41% das crianças brasileiras com menos de seis meses recebem exclusivamente o leite materno como alimento. A porcentagem é levemente melhor que a média mundial, que chega a 39%. Mesmo assim está muito aquém daquilo que a OMS considera como ideal, que seria de 90% a 100% das crianças nessa faixa etária.
A OMS recomenda que crianças de até seis meses sejam exclusivamente alimentadas com leite materno, pois este fornece todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento do bebê.
“No município de Cravinhos as mães que são atendidas pelo Programa Saúde da Família (PSF) recebem a orientação que os bebês não devem ingerir, até os seis meses de idade, nenhum alimento que não seja o leite materno. Algumas ficam com receio, porque acham que os filhos estão passando fome, mas conscientizamos as mulheres que não é assim e somente a ingestão do leite materno já alimenta os bebês devidamente”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Família de Cravinhos, Roberta Aparecida Meneghetti Brandão.
Depois desse período, a criança deve receber alimentação complementar, juntamente com o leite, até os dois anos de idade. Além de ser de fácil digestão, o leite materno aumenta a imunidade e protege as crianças de diarréia, desidratação, alergias e infecções respiratórias, e, ainda de acordo com a OMS, pode reduzir em um quinto o número de mortes entre menores de cinco anos, desde que seguidas as prescrições para a amamentação.
“Acompanhamos as pacientes do PSF durante o pré-natal e após o nascimento do bebê fazemos visitas corriqueiras na casa da pessoa até a criança completar sete meses. Depois mensalmente as mães levam as crianças até a UBS do João Berbel para que possa acontecer um acompanhamento. Posso afirmar que 95% das crianças, que tem a mãe como integrante do PSF de Cravinhos, recebem o aleitamento materno até os seis meses de idade. Entretanto não existem dados das outras unidades de atendimento”, comenta a coordenadora do PSF de Cravinhos.
Ao todo são seis agentes comunitárias de saúde trabalhando diariamente no PSF de Cravinhos, além de Ginecologista e Pediatra. Essa atenção faz com que as mães que são atendidas no local possam quebrar as barreiras e acabar com os mitos quanto a amamentação.
“No início existia muita resistência das mães com relação a amamentação exclusiva. Elas achavam que somente o leite como alimento é fraco, o que é totalmente infundado. Agora já mudamos muitos essa visão e estamos preparando as mães para que possam alimentar de forma tranquila seus filhos. Por isso que acredito ser o PSF uma grande alternativa, porque estamos em contato direto com essas pessoas e sempre prontas para atendê-las”, relata Roberta Brandão.
Ainda segundo Brandão, algumas mães iam amamentar seus filhos e ficavam preocupadas, porque em alguns casos só saía pouco leite e elas achavam que o filho poderia passar fome, mas até esse fato foi desmistificado.
O curso de gestante que já dura seis anos no município de Cravinhos, também têm auxiliado as mães para que possam ter um pré-natal, em que possam dirimir todas as suas dúvidas.
Vale salientar que o aleitamento materno contribui para que a Mortalidade Infantil seja diminuída, prova disso é que em Cravinhos não ocorreu nenhuma morte durante os últimos um ano e meio.

Um comentário:

  1. Faltou os senhores informar seus internautas, que esta matéria veiculou no Jornal A Tribuna Regional/Cravinhos Sp., e teve uma grande repercussão regional. Obrigado por repercutir em sua região, estamos orgulhosos pela iniciativa.

    ResponderExcluir