quarta-feira, 3 de agosto de 2011

03 de Agosto de 2011 - 10:33

Ministério da Saúde defende mobilização social em favor das mães que amamentam

Ministário da Saúde
Ao participar na segunda-feira (1º) da solenidade de abertura da Semana Mundial da Amamentação (SMAM) de 2011, no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, conclamou a todos os setores da sociedade a apoiar às mães para que tenham condições de amamentar seus filhos.
“Precisamos mobilizar todos os segmentos – governos, empresas, profissionais da saúde, familiares, lideranças religiosas e comunitárias - para que este direito seja respeitado”, afirmou.
Segundo o ministro, o governo brasileiro vem se empenhando para cumprir a determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A entidade recomenda que 80% das crianças, menores de seis meses, tenham no aleitamento materno um alimento exclusivo. Padilha explicou que, para atingir esta meta, é preciso um esforço, não apenas do governo, como também de outros setores da sociedade.
Como exemplo, citou a classe empresarial que pode contribuir aderindo à licença maternidade de seis meses. “A melhoria destes índices depende, também, da família.
É preciso que os pais e demais familiares ajudem, assumindo tarefas domésticas para as mães tenham mais tempo para alimentar seus filhos”.
Ele também destacou a importância da atuação dos profissionais de saúde na orientação às mães e gestantes sobre os benefícios da amamentação.

Banco de Leite

Como exemplo de medidas adotadas, por parte do governo brasileiro, para contribuir com a causa, o ministro citou a expansão da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
“O Brasil possui, atualmente, a maior rede pública de banco de leite humano do mundo, que alimenta em torno de 135 mil recém-nascidos, internados em UTI brasileiras”, ressaltou.
Como parte das atividades da SMAM deste ano, o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB) lançaram a campanha “Apoie a Mulher que Amamenta: Seja um amigo do Peito”, que tem como madrinha a atriz Juliana Paes. “Considero uma honra participar de um causa tão nobre como esta.
Espero que eu possa contribuir incentivando outras mães a amamentarem seus filhos até a idade considerada ideal”, afirmou Juliana Paes.
O presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo da Silva Vaz, ressaltou que os benefícios da amamentação se estendem para toda a vida. “É no início da vida de cada pessoa que é traçado o seu destino”, observou.

Guia

Também foi lançado, no evento, o Guia dos Direitos da Gestante, uma publicação conjunta entre o Ministério da Saúde e a Unicef (Programa das Nações Unidas para a Infância).
O guia é uma espécie de instrumento para a capacitação de agentes multiplicadores, que terão como função transmitir informações às comunidades sobre os direitos das mães à amamentação.
A representante da Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, destacou a importância do guia para esclarecer e conscientizar as gestantes e as mães de seus direitos.
“Muitas mães enfrentam barreiras para conseguir amamentar seus filhos. É preciso que toda a sociedade se mobilize para mudar esta realidade”, afirmou Marie.
A SMAM foi idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba) e tem sido comemorada em 150 países com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.
A comemoração da SMAM tem se mostrado um método efetivo de mobilização de todos os segmentos da sociedade em defesa da amamentação. A semana é comemorada de 1º a 7 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário