quinta-feira, 18 de agosto de 2011


17/08/2011 17h28 - Atualizado em 17/08/2011 17h28

Governo de Goiás define capacitação de agentes de saúde contra a dengue


Comitê Estadual lançou campanha nesta quarta-feira (18) em Goiânia.
Municípios do entorno de Formosa (GO) receberão o treinamento primeiro.

Adriano ZagoDo G1 GO
O Comitê Estadual da Dengue realizou nesta quarta-feira (17), no auditório da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), o início do programa de capacitação de agentes comunitários no controle de endemias transmitidas pelo mosquito da dengue em Goiás.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Tânia Vaz, o treinamento será iniciado em 50 municípios do entorno de Formosa (GO). Ela afirma que o motivo da escolha foi pela grande concentração de notificações da dengue registradas nesta região do Estado. Ela garante ainda que a preparação destinada aos agentes chegue a todas as demais regionais goianas até o mês de setembro deste ano.
De acordo com o comitê, os treinamentos serão realizados em 38 subsecretarias de Educação de Goiás com o objetivo de treinar técnicos dessas unidades, que serão multiplicadores dos síndicos chamados de “dengueiros”. Além disso, os agentes principais transmitirão todos os conhecimentos aos agentes jovens e mirins.
Ações
Com a proposta de realizar mobilizações educativas antes da principal época de proliferação do mosquito da dengue, o Comitê da Dengue realizou durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) na cidade de Goiás, uma caminhada contra a dengue.
De acordo com Tânia Alves, a próxima ação em festivais será no Canto da Primavera em Pirenópolis (GO). “Vamos nos reunir com o prefeito da cidade e o secretário municipal de Saúde para adequar as nossas ações de acordo com o perfil do público e do festival”, declara a superintendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário