sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Secretaria de Saúde de Pernambuco não está nem ai para controle social

 Olá Caríssim@s,

   Só temos a lamentar mais uma manobra da gestão para fragilizar o controle social na area da saúde do trabalhador, e afirmar a tod@s que não tem sido fácil realizar estas atividades para o controle social. Desde o I Encontro Estadual em Moreno até os últimos fóruns realizados que de uma forma outra sofreram tentativas de boicote pela SES. Inclusive o hotel e a empresa de credenciamento até o momento não tiveram suas suas contas pagas e olhem que o encontro aconteceu em abril.Portanto fica muito dificil desenvolver estratégias de fortalecimento do controle social, com tantos entraves
   A SES não pode justificar a questão de prazos para licitar a infra-estrutura do evento, já que o CES encaminhou a solicitação desde 31/10/2011
e só na semana prévia somos informados da impossibilidade de contratação do local para o evento. Lembrando que a primeira data agenda em novembro foi suspensa apedido da Gestão, pois o V fórum iria acontecer no períododo pleno do CES que iria aprovar O PES 2012-2015. Pauta esta que não ocoreu, não      quero pensar que isso possa ter sido mais uma estratégia da gestão, embora os fatos posteriores caminhem para essa avaliação. 
   Quero ressaltar a todos que estas atividades foram aprovadas no CES em reunião ordinária nº 397 de 02/03/2011 homologada na resolução nº 462 02/03/2011 e ratificads no planejameneto deste CES para 2011 aprovado na reunião ordinária nº 400 e homologada na resolução nº469 de 22/06/2011. Portanto nada justifica a atual postura da SES, em desarticular as nossas atividades que tem levado além de informações no campo da saúde do trabalhador, tem fortalecido a rede do controle social e aproximado o CES aos CMS. Lembrando que os secretarios de saúde, coordenadores dos Cerest-regionais e os CMS tem sido nossos grandes parceiros nestas atividades. Pois arealização dos eventos é do CES, mais a construção e organização tem sido coletiva.
   Como já não bastasse a onda de privatização imposta pela política do governo Federal e Estadual através das UPAS, Hospitais metropolitanos, na Saúde ìndigena, na educação, a omissão e incompetência da Política de saúde do trabalhador do estado que não tem feito o seu papel de reestrurar o programa estadual de saúde do trabalhador, o fechamento da UBV de controle de vetores em portos e aeroportos atividades desenvolvidas pelos trabalhadores da FUNASA sem ônus para o Estado, e o fechamento do CTMO de acordo com a vontade da gestão sem conhecimento e a provação por este pleno. Vivemos ainda um engessamento no controle social, que é uma instância do SUS, politicamente independente nas suas deliberações, com orçamento e planejamento definido, sem autonomia, cerceado e amordaçado pela SES.
  Estamos vendo no Brasil e em Pernambuco viver uma politica desenvolvimentista e crescer economicamente, sem desenvolvimento sustentavel, com a vinda de inúmeras indústrias sujas que poluem o ambientem matam e adoecem, postos de trabalhos precarios com ritmo de trabalho intensos que afetam a saúde e a vida dos trabalhadores e suas famílias e o silêncio do estado em relação a estes impactos
 Conselheiros e conselheiras precisamos tomar uma atitude e dar um basta nesse anestesiamento do controle social frente a atual gestão. Nós não estamos aqui nos representando e sim um segmento de cidadãs e cidadãos que nos elegeram para defender o SUS e as políticas públicas de saúde que atendam as demandas do conjuto da sociedade pernambucana. A nossa omissão e condescendência, esta custando a saúde e a vida da população e e da clssse  trabalhadora.
Vamos aproveitar o recesso para  refletir e repensar as nossas práticas, posturas e ao retornar possamos de fato representar, ou melhor atuar com legitimidade  no exercício da cidadania e na participação como ator e atriz social na construção de um CES atuante, combativo, e incansavel na defesa do SUS e das suas políticas públicas.

*OBS: Wilson proponho a data para 06 a 09/02. Articule e mim dê retorno.

"Desejo á tod@s Feliz natal, luz e esperança nesse ano que se inicia, pois a luta continua e os desafios serão maiores"

Lindinere Ferreira
Conselheira Estadual - SEEPE
Coordenação da CIST-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário