sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Evento valoriza o trabalho dos agentes comunitários de saúde


Fundamentais na política de saúde pública, o trabalho dos agentes comunitários e de combate às endemias foi valorizado e destacado na Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (14/12), em sessão especial que marcou o dia municipal da categoria, comemorado no último dia 13. A atividade legislativa foi requerida e dirigida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB).


Ao falar sobre a importância dos agentes comunitários e de combate às endemias, Aladilce defendeu a unificação das duas categorias. “São profissionais da mesma área e com atuações distintas”, observou. Lembrou, ainda, a aprovação da lei que reconhece a atividade e destacou a luta pelo piso salarial e implantação de um plano de carreira. “Precisamos de mais agentes comunitários e com melhores salários”, pediu.

Como notícia positiva, o vereador Sandoval Guimarães (PMDB) disse que uma emenda ao orçamento de 2012 possibilitará a melhoria salarial a partir de janeiro. “Estarei reunido com o secretário municipal da Fazenda (Joaquim Bahia) para tratar desta emenda e que é apoiada pelos demais vereadores”, informou.

Números
Um breve panorama da atuação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi apresentado pela médica veterinária Isabel Guimarães, coordenadora da entidade. Segundo ela, neste ano, 131 mil animais foram vacinados e mais de três mil locais de Salvador foram desratizados. Disse ainda que mais de três milhões de imóveis já foram visitados.

“O agente comunitário atua junto à equipe da saúde da família e o agente de endemias combate doença eliminado o agente transmissor”, diferenciou Marli Brandão, integrante do Conselho Municipal de Saúde e defensora do Hospital Municipal de Salvador. Em tom de desabafo, lamentou o “vergonhoso salário” pago aos agentes.

Fonte: Ascom da Câmara de Vereadores de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário