segunda-feira, 23 de julho de 2012


21/07/2012 14h56 - Atualizado em 21/07/2012 14h56


Anori, no AM, receberá recursos federais de incentivo à saúde




Município poderá contratar 48 agentes comunitários de saúde.
Ministério da Saúde repassará verba para ações de saúde bucal. 

Adneison SeverianoDo G1 AM
Comente agora
Ministério da Saúde credenciou 51 municípios de 16 estados brasileiros para receber incentivos às estratégias de Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família. A informação foi publicada na edição desta quarta-feira (18), do Diário Oficial da União (DOU). No Amazonas, apenas o município Anori, situado há cerca de 234 quilômetros de Manaus, foi contemplado com duas ações de incentivo à saúde.
De acordo com as portarias assinadas pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os recursos orçamentários correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar a Funcional Programática do Piso de Atenção Básica Variável - Saúde da Família, para implantação de novas equipes e contratações de agentes comunitários de saúde.
O Ministério da Saúde prevê que o município de Anori receberá incentivo para contratar 48 agentes comunitários de saúde, que integrarão cinco equipes do Programa de Atenção Básica. Outro benefício previsto para Anori consiste no incentivo às ações de Saúde Bucal também no âmbito da estratégia do trabalho do Saúde da Família.
Além do Amazonas, os seguintes estados foram beneficiados com o credenciamento para o Programa de Saúde da Família: Acre com um município; Pará (10); Bahia (1); Ceará (6); Espírito Santo (1); Maranhão (2); Minas Gerais (6); Mato Grosso (1); Mato Grosso do Sul (1); Pernambuco (5); Piauí (1); Paraná (3); Rio de Janeiro (1); Santa Catarina (4); e São Paulo (7). A determinação do Ministério da Saúde entrou em vigor na data de publicação das portarias, com efeitos financeiros a partir de 1º de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário