quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Prefeitura realiza pesquisa com fumantes

E-mailImprimir
As equipes do Programa Saúde na Família, da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram uma pesquisa com 3.582 fumantes na capital. Os questionários foram aplicados pelos agentes comunitários de saúde, no período de junho a outubro de 2011, e servirão como base para futuras ações da Prefeitura de Boa Vista.

Dos fumantes entrevistados na pesquisa, 1.023 têm nível completo, 1.110 fumam de 11 a 20 cigarros por dia e 1.065 têm o vício há mais de 10 anos. Alguns fumam há 20 anos. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

A Coordenação Municipal de Tabagismo se limitava às ações pontuais como palestras educativas. O serviço de atendimento que era realizado somente pelo Governo do Estado foi descentralizado e, a partir de fevereiro deste ano, passará a ser feito também pelas unidades de saúde do município.

O tratamento municipal será iniciado com três mil pessoas que estão no cadastro de reserva do Hospital Coronel Mota. Os pacientes serão divididos em 11 grupos de convivência que receberão consultas médicas, acompanhamento psicológico, social, visitas regulares, além de remédios, se necessário.

As unidades que terão atendimento são: Casas Saúde da Família Caranã, Cinturão Verde, União, Jardim Primavera, Família Equatorial e Raiar do Sol e os Centro de Saúde Asa Branca, São Vicente e Centenário. Como incentivo, nenhuma pessoa, tanto funcionário quanto paciente, poderá fumar nas dependências destes locais.

A equipe municipal de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco realiza palestras, distribuição de panfletos , cartazes e apresentação com fantoches em escolas e instituições. A proposta é evitar que este público adquira o hábito de fumar, melhorando a qualidade de saúde das próximas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário