domingo, 20 de maio de 2012

Fundação Municipal - 18/05/2012 às 23:37h

Relatório avalia satisfação dos usuários do sistema de saúde municipal

Perfil é do sexo feminino, acima de 40 anos com nível médio (37%) e fundamental (53%)
A pesquisa foi realizada de março a início de maio em 40% das 88 unidades básicas de saúde instaladas em Teresina. "Nossa intenção com essa pesquisa é não apenas avaliar, mas, principalmente, analisar os resultados para aperfeiçoar e fortalecer a gestão pública de saúde de Teresina", explica o presidente da FMS. Em cada local foram apresentados 10 questionários em dias e horários diferentes e sem o prévio conhecimento dos servidores do local. presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Rodrigues Filho, apresentou, nesta sexta-feira (18), o relatório parcial de uma pesquisa realizada nos centros de saúde de Teresina para avaliar a satisfação dos usuários em vários aspectos, desde infraestrutura dos postos até o atendimento dos servidores. O relatório foi apresentado aos coordenadores das regionais de saúde do município, à coordenação de planejamento e de ações assistenciais, além do Conselho Municipal de Saúde.
O perfil do usuário do sistema de saúde do município, revelado pelo relatório, é do sexo feminino, acima de 40 anos com nível médio (37%) e fundamental (53%).
O atendimento das farmácias e sala de vacina foi apontado como plenamente satisfatório por 60% dos usuários. Em relação aos atendimentos dos profissionais médicos e enfermeiros, o índice de satisfação foi de 65,% e 61,73%, respectivamente.
De acordo com o levantamento realizado, 41,28% dos usuários pesquisados considerou a infraestrutura das unidades de saúde regular. As maiores reclamações foram referentes a espaços reduzidos e falta de cadeiras e de ventilação adequada. Já em relação ao atendimento os maiores problemas apontados foram em relação à burocracia na marcação de consultas e exames especializados.
O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde também foi aprovado pelos usuários com 60% deles considerando plenamente satisfatório o serviço realizado.
Questões como falta de pontualidade dos profissionais, ausência de agentes comunitários de saúde e falta de dentistas também foram apontadas pelo relatório.
A ausência de profissionais da área da odontologia pode ser observada com a confirmação de que 56% dos usuários que participaram da pesquisa declararam nunca terem utilizado o serviço odontológico oferecido pelas unidades de saúde. "Sabemos que é necessário aumentar o número de dentistas que atendem nas unidades de saúde, hoje cerca de 70% das equipes de Saúde da Família possuem esse profissional, e também incentivar a prática da saúde bucal na população e para isso estamos criando uma coordenação específica para tratar do assunto", analisa João Rodrigues.
Outras ações como a realização de cursos de relações humanas e atendimento ao cliente, por meio de convênio com a Fundação Wall Ferraz, para os servidores que prestam atendimento direto ao público já estão na pauta de prioridades da FMS. "Além dos cursos também estamos providenciando fardamento adequado e padronizado para os servidores que atendem diretamente o público. Tudo isso para valorizar o profissional e melhorar o atendimento feito à população", analisa o presidente da FMS.
Para melhorar a infraestrutura, a FMS está realizando a construção e ampliação de 13 centros de saúde e em outros está sendo analisada a necessidade de melhorias. "Estamos visitando cada centro de saúde para analisar qual é a sua real necessidade e desta forma estabelecer um plano de melhoria na infraestrutura para que o usuário se sinta mais acolhido", finaliza João Rodrigues. 

Compartilhar no Orkut

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina
Edição: Jhone Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário