sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Conselho Nacional de realiza estratégica de educação permanente para controle social.


Educação Permanente para o controle social em construção

A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (Sgep/MS), em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), promoveu, entre os dias 12 e 14 de novembro, a 1ª Oficina Regional Compartilhada de Educação Permanente para o Controle Social no SUS, em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, a mesma oficina foi realizada em Belém, no Pará.  O objetivo dos encontros foi debater o Plano e a Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social do SUS.

Participaram de palestras e debates conselheiros, acadêmicos e profissionais de saúde e educação dos estados. No encontro realizado com os estados da região Norte, em Belém, foi estabelecida uma agenda estratégica com ações intersetoriais para implantação do plano nas três esferas de gestão, além de criar espaços de diálogo entre conselheiros e lideranças que têm interlocução no SUS. Foram utilizados como base para o debate os eixos da política — participação social, financiamento, intersetorialidade, legislação do SUS e informação e comunicação em saúde.

José Eri Medeiros, conselheiro do CNS, representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), explica que entre os principais propósitos da oficina estão os de divulgar estes eixos estruturantes, além de elaborar o Plano Nacional de Educação Permanente para Controle Social do SUS. "O plano está sendo construído nesses encontros e a discussão sobre ele está pautada em uma metodologia diferente, através de rodas de conversa. Esta é uma estratégia onde as instituições, faculdades e universidades terão que participar para colocar em prática suas propostas", resumiu. Medeiros informou ainda que, na ocasião, foi criado um Fórum Nacional de Educação Permanente.

A oficina serviu ainda para estreitar os vínculos entre as políticas de Educação Permanente para o SUS, de Controle Social e de Educação Popular em Saúde, além de provocar o diálogo e a troca de experiências em Educação Permanente e o Programa de Inclusão Digital para o Controle Social. O encontro realizado em Pernambuco foi o quarto promovido pela Sgep, em parceria com o CNS. Além de Jaboatão dos Guararapes, já foram realizadas oficinas em Brasília e Vitória, no Espírito Santo.
Por Flavia Lima, da RET-SUS
Com informações do Conselho Nacional de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário